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MBA em Marketing
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Duração
O curso terá duração de 18 meses, considerando, nesse tempo, o período destinado à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.
Carga Horária: 18 meses – 400 horas
Apresentação
A globalização e os avanços tecnológicos estão abrindo oportunidades de negócios, novas formas de comercialização e despertando desejos inéditos no consumidor. 
 
Continuamente, tanto o mercado doméstico quanto o mundial lançam desafios que profissionais e empresas precisam estar aptos para responder. A competitividade das empresas nesse ambiente somente se dará com a busca dos seus profissionais pela qualificação e atualização constantes.
 
Este MBA teve o seu projeto e sua matriz curricular revisada, preocupando-se em trazer conteúdos e abordagem atualizados e coerentes com as novas tecnologias e estratégias desenvolvidas no mercado de trabalho, bem como em aliar ainda mais os elementos conceituais à prática da gestão mercadológica.
Objetivos
GERAIS:

Desenvolver com os participantes conceitos téorico-práticos, habilidades e ferramentas que possam auxiliá-los na análise de problemas mercadológicos, subsidiando suas tomadas de decisões e a eficaz implementação de seus projetos.

ESPECÍFICOS:

Propiciar experiências de ensino/aprendizagem do Marketing para profissionais formados em outras áreas do conhecimento e também para aqueles graduados em Administração e Comunicação Social (Publicidade e Propaganda).

Formar executivos com capacidade gerencial de alto nível para atuar em empresas públicas e privadas, de maneira integrada com a realidade da sociedade e do mercado nacional e internacional.

Desenvolver habilidades de planejamento e coordenação de processos de melhoria da gestão mercadológica, com ênfase no desenvolvimento do composto mercadológico.

Fornecer conteúdos e refletir sobre práticas atualizadas de comunicação e marketing, como as técnicas e ferramentas de marketing digital.

Servir de laboratório para a troca de experiências e desenvolvimento de novas propostas na área do Marketing.
Público Alvo
Administradores, publicitários, profissionais de relações públicas, turismólogos e demais profissionais e executivos das diversas áreas que atuam no departamento de marketing e vendas das organizações e que, devido à constante mudança no cenário do mercado, desejem aprofundar ou atualizar seus conhecimentos sobre as formas contemporâneas de gestão mercadológica.
Estrutura Curricular
Item Disciplina Descrição da Disciplina
1 Planejamento Individual de Carreira Carreira. Planejamento individual de carreira. Mercado de trabalho. Postura profissional. Elaboração do currículo. Comportamento em entrevistas. Redes sociais. Networking.
2 Metodologia de Pesquisa Conhecimento e linguagem. Fatos, teorias e leis: do senso comum ao senso crítico. A pesquisa como produtora do conhecimento e como instrumento de intervenção. Organização do estudo como condição de pesquisa. Fundamentação teórica e prática teórica das etapas do projeto de pesquisa de pesquisa. Tipologias e técnicas de pesquisa.
3 Fundamentos de Gestão Mercadológica Conceitos. Ambiente de Negócios. Comportamento do Consumidor. Segmentação de Mercado. Posicionamento. Composto Mercadológico. Endomarketing: conceitos, objetivos e ações de Endomarketing.
4 Responsabilidade Social e Ética nas Organizações Ética filosófica e científica. moral e moralidade. Abordagens éticas e relação das empresas com a ética. Responsabilidade Social e Empresarial: história; fatos geradores; dimensão e importância. Balanço Social. Experiências das empresas.
5 Marketing de Serviços: foco no cliente Conceito e classificação de serviços, Produto x Serviço, características e desafios do serviço, fluxo do processo de marketing de serviço, qualidade em serviços e atendimento ao cliente, gestão da demanda por serviços, O serviço do ponto de vista do cliente, administração integrada de serviços. Compostos varejistas, classificações, formatos. Organizações varejistas: mix de produtos, hierarquia e classificação, decisões estratégicas, localização, promoção, apresentação, preço e gestão de pessoas e tecnologia de informação e comunicação.
6 Gestão da Força de Vendas A disciplina de gestão da força de vendas apresenta o conjunto de conhecimentos necessários para gerir uma das áreas de maior relevância nas organizações – a área comercial. Todo conteúdo perpassa por aspectos práticos desta área. Motivação, liderança, relacionamento, planejamento, gestão, criatividade e inovação, são a base desta disciplina e do sucesso de qualquer gestor de equipes.
7 Negociação e Administração de Conflitos Administração de conflitos no ambiente organizacional. Habilidades para lidar com o conflito: Linguagem verbal e corporal; razão e emoção; escuta e presença; criatividade para lidar com conflitos. A capacidade de administrar conflitos como competência humana do gestor. A negociação como forma de administração de conflitos. Negociação: Aspectos substantivos e comportamentais na condução de negociações. Conflitos e Negociações: conceitos, objetivos, tipos, estrutura, comunicação, estratégias, atores, métodos de análise e de administração, TARCs Técnicas Alternativas de Resolução de Conflitos/ADR´s, mediação e arbitragem; teoria dos jogos. Posicionamento estratégico: negociação cooperativa e negociação competitiva.
8 Gestão Estratégica e Balanced Scorecard Conceitos de Estratégia. Definição do negócio, diagnóstico estratégico; definição de objetivos e estratégias. Plano de ação. Plano de avaliação e controle: BSC. Macroambiente e papel dos agentes envolvidos. Macrotendências do ambiente internacional. Tecnologia e inovação e seus efeitos na competição entre empresas. Competitividade e estratégia.
9 Marketing de Relacionamento Importância da comunicação empresarial na gestão organizacional. Comunicação Empresarial para o cliente. Conceitos gerais sobre marketing de relacionamento. Ferramentas de marketing de relacionamento. Sistemas integrados de informação/comunicação. Softwares de ERP e CRM. Redes Sociais. Matrizes de classificação de clientes. Segmentação de clientes. Sistemas de comunicação com clientes: call centers, contact centers, data centers, internet e telemarketing.
10 Marketing Digital: meios e técnicas emergentes Redes sociais, games, marketing viral, bluetooth, móbile, mapas, links patrocinados. Portais, banners e propagandas digitais. Varejo eletrônico.
11 Gestão e Monitoramento de Redes Sociais Gestão de Conteúdo. Recepção e Audiência. Análise de sentimento, ROI nas plataformas digitais, métricas para Web, ferramentas de monitoramento.
12 Marketing global Introdução aos conceitos de marketing internacional. Os ambientes econômico e financeiro do marketing global. Os acordos econômicos regionais e os ambientes político e legal do marketing global. O ambiente cultural global. Barreiras alfandegárias, culturais e ambientais. Informação e pesquisa de marketing global. Segmentação de mercado global. Análise competitiva global. Estratégias de entrada no mercado global. O composto de marketing global.
13 Gestão de Projetos (PMBOK) Princípios básicos do gerenciamento de projetos. A metodologia do PMI como diferencial para o gerenciamento dos projetos organizacionais. Principais fases do projeto. Estruturas de gerenciamento de projetos. O PMBOK e as áreas do conhecimento.
14 Planejamento Estratégico de Marketing Plano de Marketing. Diagnóstico do ambiente. Marketing Estratégico. Marketing Tático. Ação e controle
15 Pesquisa Mercadológica Importância da pesquisa no contexto contemporâneo. Problema de pesquisa em marketing e objetivos. Metodologia e técnicas de pesquisa mercadológica. População e amostra. Instrumentos de coleta de dados. Procedimentos de coleta de dados. Análise, interpretação e disseminação de informações.
16 Branding: Gestão de Produtos e Marcas Estratégias de produtos e a importância no contexto de marketing. Definição de público-alvo e posicionamento. Linhas e categorias de produtos. Ciclo de vida do produto. Técnicas para desenvolvimento de produtos. Estratégias de marca. Estratégias de embalagem e rotulagem. Portfólio de produtos. Perspectivas para a gestão de produtos. Reputação, MKT de Busca (SEO)
17 Gestão dos Canais de Marketing e Logística A Logística Nas Organizações. Conceitos. Sistema logístico. Evolução da Logística. Função Logísitica na Empresa. Decisões logísticas. Trade-Off logístico/Niveis de Serviço. Arquitetura de Distribuição. Estrutura e Componentes dos Canais Distribuição.
18 Gestão da Comunicação Integrada Estratégias de comunicação integrada. A importância da propaganda e as mídias. Ferramentas de Relações Públicas e Publicidade. Promoção de vendas e Merchandising. Marketing direto. As práticas de Vendas Pessoais. Planejamento da comunicação e identidade corporativa.
19 Gestão de Custos e Formação de Preços Custos; Contabilidade Financeira; Contabilidade Gerencial; Impostos; Preços; Lucros.
20 Trabalho de Conclusão Acompanhamento da elaboração do Projeto de Marketing para conclusão de curso.

Todos os cursos de especialização das Faculdades Jorge Amado são realizados em conformidade com a Resolução 01/2007 (8 de junho de 2007) da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.

É reservado à Unijorge o direito a:

• cancelar o curso caso não seja atingido o número mínimo de alunos matriculados;

• unir turmas distintas para cumprimento de uma ou mais disciplinas comuns de suas grades curriculares.
Inscrição
• Período
Inscrições Abertas

• Local
Pelo site: pos.unijorge.edu.br

• Pré-Requisito
Ser portador de diploma de nível superior.

• Documentação
Original e cópia de RG, CPF e diploma de nível superior;
01 (uma) foto 3x4.
Turma 09
Número de Vagas: 40
Unidades e investimentos
Bahia
Salvador
Unidade Stiep
Valor do Curso: R$ 9.524,16
Mensalidade: 18x R$ 529,12
Dias e horários
Bahia
Salvador
Unidade Stiep
Início Confirmado: 04/08/2014

As aulas serão ministradas, quinzenalmente, às segundas, terças e quartas feiras das 18h45 às 22h25.
Informações
Carga Horária
Apresentação
Objetivos
Público Alvo
Estrutura Curricular
Duração
Inscrição
Turma
Número de Vagas
Investimento
Informações adicionais
Secretaria da Pós-Graduação Unijorge
Rua Dr. José Peroba, 123, Edf. Empresarial Sagarana - Stiep
(71) 3206-8778 | 3206-8777
Horário de Atendimento Secretaria da Pós-Graduação (Campus Stiep)
Segundas às Sextas-Feiras das 12h às 21h
Sábado das 08h30 às 16h
Call Center: 71 3206.8000
Obs.: O campus Iguatemi é exclusivo para aulas. A secretaria e todo o atendimento é realizado no campus Stiep
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